Funções de um Bom Corretor de Imóveis

Cabe ao Corretor de Imóveis exercer profissionalmente a intermediação na compra, venda, permuta e locação de imóveis e opinar quanto à comercialização imobiliária.
Para exercer a sua função, o corretor deve firmar um contrato de mediação com o dono do imóvel.
Este documento deve ser feito em duas vias e assinado por ambos e nele devem constar ainda o valor e condições de venda, a porcentagem ajustada e o estabelecimento do prazo que o corretor complete a mediação. Os corretores sindicalizados possuem uma serie de benefícios, como por exemplo, um preço especial na colocação de anúncios de publicidade de imóveis, mas no entanto devem constar no anúncio o nome por extenso, do corretor e seu endereço, além do número do CRECI.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Dicas Úteis Para Adquirir seu Imóvel



Lembre-se que , comprar ou vender um imóvel com uma imobiliária de confiança, com reconhecida idoneidade, é fundamental para que a negociação chegue a um final feliz para comprador e agente. Há alguns passos que devem ser seguidos criteriosamente , a saber:


A escolha do local



Visite a região escolhida várias vezes e em diferentes horários sobretudo em época de chuva , assim você terá uma melhor noção de como realmente é o lugar, se há muito tráfego, se se inundam algumas áreas, horários de maior movimento de pessoas , etc.


Sobre as vias de acesso averiguar condições da área circunvizinha: limpeza, salubridade, poluição, facilidades à disposição: farmácias, padarias, açougues, cinemas, clubes, parques recreativos, mercados e outras.


Melhoramentos públicos existentes na zona : hospitais, escolas, parques,jardins .


Vizinhança: proximidade, relações sociais, padrão de vida; tendências do bairro. São tips fundamentais na hora de comprar que , na maioria das vezes, lhe restamos a importância que se merecem.


Verifique os serviços e comércios existentes na região. Pesquise com corretores profissionais ( regularizados pela entidade correspondente) da região informações sobre: infra-estrutura, luz, gás, energia elétrica, etc.


Averiguar se há projetos de futuras obras e, o principal item: segurança. Esta , nos tempos atuais em que vivemos, é prioritária …


A eleição do imóvel



Verifique o estado de conservação do imóvel em geral. Em caso de edifícios , verifique o estado geral do prédio, converse com o síndico ou algum morador para imbuir-se acerca de tudo o que acarreta viver em um. Vizinhança, manutenção , valor do condomínio, se existem problemas de obras a ser realizadas ou pendentes, etc…Verifique o posicionamento do imóvel em relação ao sol. Os imóveis com face para o norte são mais valorizados e oferecem maior qualidade na moradia; constate sobre a ventilação, e observe se não existem locais úmidos; dê preferência a imóveis cujos dormitórios e sala de estar fiquem posicionados para que o sol os atinja.

A documentação

Antes de comprar você deverá solicitar os seguintes documentos:


-Cópia da escritura e seu registro no cartório de Registro de Imóveis;


-Certidão – obtida na Prefeitura - para averiguar se não existem débitos de IPTU ou outros impostos em atraso . No caso de apartamentos, solicite a Declaração de Débitos Condominiais, que deverá ser assinada pelo síndico.


-Certidões de Feitos Cíveis, protestos e Justiça Federal, em nome dos vendedores, tanto da cidade onde se localiza o imóvel como da cidade onde resida o vendedor, caso sejam diferentes. Se houver algum problema em nome do vendedor, solicite as certidões que esclareçam o fato, e consulte um advogado.

Na assinatura do contrato

Você pode adquirir um imóvel tanto por um instrumento particular, como através de uma escritura pública. Normalmente, quando você compra financiado é comum ser realizado um instrumento particular, que deverá conter no mínimo as seguintes informações:


Qualificação completa dos vendedores – dos cônjuges – .


Qualificação completa dos compradores e descrição completa do imóvel


Preço e condições de pagamento


Condições penais em caso de atraso de pagamento


Condições sobre a posse do imóvel e entrega das chaves


Conter que o instrumento e irretratável e irrevogável


Eleição de um Foro


Data e assinatura das partes e de testemunhas


Reconhecer as firmas no contrato


Após a quitação , providenciar a escritura definitiva junto a um Cartório de Notas, e levar a registro (o registro é que lhe garante a propriedade do imóvel). Caso o negócio seja realizado à vista, após a análise leve a registro. Mais: despesas relativas à compra : emolumentos do Cartório de Notas, ITBI – Imposto Sobre Transações Imobiliárias (o percentual sobre o valor da compra varia de cidade para cidade) , custos de registro junto ao Cartório de Registro de Imóveis .


Custos: despesas com o Registro da Escritura.


1-Na prefeitura: Imposto de Transmissão de Bens Imóveis-ITBI- Laudêmio -para imóveis foreiros- : os valores são cobrados segundo tabela de cada município.


2- No Registro de Imóveis: as despesas são cobradas conforme o valor de compra e venda , da hipoteca do imóvel e da tabela de cada Estado. Para a primeira aquisição no SFH verificar desconto junto ao Cartório de Registro de Imóveis.

Seguiremos, queridos leitores, aportando com mais em próximos encontros… Acompanhem-me!


Saudações

Lila de Méndez


lila@imoveisvideo.com

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